Informações referentes ao
PROJECTO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

  1. Localização

O Centro de Estudos Ambientais de Alcácer do Sal (CEAAS), situa-se entre Alcácer do Sal e o Torrão. Localizado na herdade das Parchanas, junto às margens do Rio Sado, numa zona típica de ecossistema ribeirinho não poluído.

Para além das atividades do CEAAS, a herdade explora de uma forma racional actividades agrícolas e pecuárias. Acompanhando o rio existem cerca de 50 hectares de regadio nos quais se cultiva o arroz.

Na zona envolvente encontra-se um espaço de vegetação de grande valor conservacionista devido à sua heterogeneidade. É constituída por montados de sobro, olivais, campos cultivados, matos, estevais e zonas ripícolas. Esta vegetação faculta distintos habitats a diversas espécies de animais e representa, na sua generalidade, um habitat tipicamente mediterrâneo.

  1. Generalidades

O CEAAS compreende o Parchanas Camp, localizado na própria herdade das Parchanas e o Comporta Camp, este localizado no Centro Social da Aldeia da Carrasqueira. Esta Aldeia ribeirinha, integrada na reserva natural do Estuário do Sado, conserva uma impressionante rede de estacaria – Cais Palafítico da Carrasqueira – que se estende centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado.

Com actividades de carácter desportivo, cultural ou de lazer, o Comporta Camp desenvolve programas nas áreas de desporto de aventura e ambiental, fundamentalmente direccionados para crianças e jovens e mais focados no mar.

Para além destes, está ainda vocacionado para a execução de programas na área dos desportos de aventura e de lazer, estes dirigidos a jovens e a adultos, e para a organização de colónias de férias de praia, dirigidas para crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos.

  1. Objectivos

Com o intuito de proporcionar vivências diferenciadas e a aquisição ou o cimentar de um conjunto de valores, onde a autonomia, a iniciativa, a autoconfiança, o companheirismo, a amizade, a empatia e a partilha, estarão necessariamente presentes, o CEAAS elaborou planos de atividades (que se juntam em anexo) tendentes a contribuir positivamente para o crescimento e consolidação dos conhecimentos, divididos em 2 áreas fundamentais:

  • Ambiental e Energias Alternativas
  • Desporto de aventura

Com as atividades destes 2 temas estimula-se o contacto com a natureza e com o mar, projetando os nossos jovens para o futuro, numa vertente pedagógica mas também lúdica e de salutar convívio.

  1. Organização do dia

Independentemente da actividade, a organização do dia é organizado como abaixo se descreve:

08h00 – Pequeno-almoço                    17h30 –  Atividades da tarde

08h30 – Saída para a praia                  19h00 – Banhos e preparação para o tema do jantar

12h00 – Almoço                                      20h00 – Jantar

13h00 – Sesta                                          21h00 – Explicação do jogo nocturno e jogo

15h30 – Torneios e concursos             23h00 – Ceia e deitar

17h00 – Lanche


Pese embora a organização ser apresentada com uma fita do tempo, a sua execução preocupa-se mais com a segurança, a satisfação e o bem-estar dos acampantes não sendo, por isso, completamente rígida.

  1. Avaliação

A avaliação é garantida através de reuniões ordinárias, no inicio e no final de cada actividade ou campo de férias e por reuniões extraordinárias, sempre que se verifique a sua necessidade.

Para além destas, essencialmente dedicadas à avaliação, haverá reuniões de coordenação diárias.

  1. Recrutamento, selecção e formação, do pessoal técnico

Para além da Direção e do pessoal administrativo, o corpo técnico do CEAAS, é composto pelo Coordenador, por monitores sénior, monitores e auxiliares de monitor.

O recrutamento, a seleção e a formação é feito em duas áreas distintas:

  • Ex-acampantes –  após completarem os 18 anos de idade, destinados preferencialmente a auxiliar de monitor;
  • Alunos da área do desporto – faculdade ou cursos técnicos, destinados a monitor e, posteriormente a monitor sénior.

Em ambos os casos, são sujeitos a um curso de monitores, ministrado na Herdade, com o seguinte conteúdo programático

ORGANIZAÇÃO DE CAMPO

PSICOLOGIA, GESTÃO E DINÂMICAS DE GRUPO

ANIMAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO – Técnicas, Prática pedagógica

JOGOS E SEU DESENVOLVIMENTO – Como organizar um jogo, Como dirigir um jogo, Prática pedagógica

SEGURANÇA NAS ACTIVIDADES – Individual e colectiva

SEGURANÇA NO CAMPO – Durante o dia e durante a noite

SOCORRISMO – Prevenção de acidentes, Procedimento a adoptar em caso de acidente, Hemorragia, Estado de choque, Fractura e Entorse

CORDAS/NÓS/AMARRAÇÕES/MONTAGENS

PROGRAMAS AMBIENTAIS E DAS ENERGIAS ALTERNATIVAS

PROGRAMAS DA HÍPICA

Ainda no âmbito da formação, os nossos monitores participam em estágios ministrados pelo Centro de Estudos e são incentivados e apoiados a frequentarem cursos na área dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento das nossas actividades, nomeadamente o curso de socorrismo, de que todos são titulares.

 

Visto e aprovado

Lisboa, 13 de Março de 2014

A Direcção